www.resgatedeanimais.com.br
Resgate de Animais - Salvando Vidas
   Casa      Projeto CER - Captura, Esterilização e Retorno

Projeto CER - Captura, Esterilização e Retorno

A população de uma colônia só aumenta através de 3 fatores: a NATALIDADE, a MIGRAÇÃO e o ABANDONO.

O Projeto C-E-R é o melhor e mais humano método de controle da população de colônias de gatos de rua. É muito eficiente porque mantém os animais esterilizados no mesmo local. Acabando com o nascimento de novos animais e impedindo a migração de animais do entorno devido ao territorialismo dos gatos.

Estudos da Feral Cat Coalition chegaram a conclusão que ao se retirar todos os animais de uma determinada colônia cria-se um "efeito vácuo" e outros animais da região o território. Também mostraram que esterilizando 70% da população de uma colônia, a quantidade de animais se estabiliza. E, acima de 80%, a população diminui. É óbvio que a redução mais eficiente se dá quando 100% da população é esterilizada.

Olhando pelo lado social é um projeto que controla a população sem maltratar os animais. É muito valorizado pela sociedade. Os animais são capturados, esterilizados por um médico veterinário e retornam às suas colônias quando estiverem prontos.

Durante muitos anos, se exterminou animais tentando controlar a população. Não resolveu o problema de animais de rua. Hoje, o Ministério Público é o responsável pelas ações civis públicas para cobrar das autoridade publicas e privadas o cumprimento do Art. 225 da Constituição Federal onde é responsabilidade de todos impedir maus tratos. Além do Art. 32º da Lei 9.605/98 que tipifica maus tratos aos animais como crime ambiental.

Não espere a colônia crescer demais. No início o custo é menor. Principalmente, o de sofrimento para os animais. Entre em contato.

 
 

Experiência em empresas

O controle da população e a consequente redução da população levou a muitos benefícios. Nos trabalhos que realizamos, o projeto fez com que as empresas passassem a ser vistas com outros olhos pelos colaboradores, mexeu com o orgulho dos trabalhadores e as colocou em um patamar diferenciado ao se comentar a preocupação com trato aos animais de forma humana.

Tivemos empresas que assumiram a alimentação dos animais. Dessa forma, puderam direcioná-los para locais onde não causariam problemas. Outro benefício disso foi o fim da alimentação por parte de colaboradores e moradores do entorno. Um investimento que reduz com o passar do tempo por conta da redução da população.

                  

Ponto de alimentação instalado em empresa de televisão que foi publicada por colaboradores nas Redes Sociais. Teve milhares de comentários e compartilhamentos sobre a empresa.

Realizamos o projeto em uma empresa que teve sua imagem arranhada porque alguém matou os gatos que moravam em suas dependências. O problema é conseguir tirar a imagem de que a direção do empreendimento não teve nada a ver com o caso. A empresa investe milhões na consolidação da sua imagem no mercado e um caso como esse joga todo investimento fora.

Confirmando os estudos de que retirar os animais não é eficiente, quando fomos realizar o projeto já haviam muitos gatos. Capturamos mais de 160 gatos.

Fazer o controle da população de animais nas empresas de forma correta é um investimento.

Experiência em Condomínios

O controle da população de condomínios tem se mostrado muito eficiente. Sem a reposição por natalidade, a população diminui muito rápido.

Condomínio no qual capturamos 83 gatos, estamos realizando uma manutenção após dois anos. Devido ao abandono de uma gata e seus 4 filhotes, temos uma população de cerca de 14 gatos.

                       

O uso do comedouro e bebedouro para os gatos do condomínio é um ótimo recurso.

Em outro condomínio, os moradores não dormiam pela presença de gatos brigando a noite inteira. Mas, com uma simples reunião, combinou-se que cada condômino contribuía com R$ 2,00 por mês para a solução do problema. Acabaram assumindo a alimentação dos gatos para direcioná-los para longe dos lugares onde não poderiam ficar.

Um dos condomínios acabou saindo no Jornal O Globo como exemplo do que deve ser feito em relação aos animais. Provavelmente, isso valorizou os apartamentos porque a matéria frisou que é um condomínio que prima pela qualidade de vida.

Esterilize seus animais

Durante muitos anos, se exterminou animais para o controle da população e, como podemos notar, além de ser um crime, não foi eficiente. Estudos mostram que a simples retirada de animais de uma colônia não resolve o problema. Na verdade, causa um "efeito vácuo" e em pouco tempo outros animais vão ocupar o espaço deixado.

A esterilização dos animais é um importante meio para o controle da população de animais de rua porque os animais do local expulsão invasores e, como não se reproduzem, em pouco tempo a população diminui. Algumas prefeituras já estão disponibilizando o serviço de esterilização gratuita. Verifique se sua cidade tem esse serviço. Se não tiver, cobre das autoridades.

Existem também veterinários que se solidarizam com o sofrimento dos animais e ajudam no controle. Geralmente, realizam a cirurgia por preço módico. 

Empresas gastam muito com propaganda para melhorarem a imagem. Problemas com animais em suas dependências resolvidos de forma errada pode colocar todo investimento em risco. Esterilizar os animais traz bom resultado e melhora a imagem da empresa.